A exposição "A Menina da Casa da Escadinha" é uma homenagem a infância da Arqueóloga Rosiane Limaverde, idealizadora da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda - Ceará. Dedicou sua vida aos trabalhos da instituição, na formação de crianças e jovens, através da oralidade e mitologia que permeia o imaginário encantado do povo Kariri na Chapada do Araripe.
Conversar sobre infância através do perfil de Rosiane Limaverde é apresentar, sobretudo, as crianças do sertão, um exemplo de trajetória, sob o olhar poético da infância, retratada nas fotografias em preto e branco de Rosier Mendonça, pai de Rosiane e Telma Saraiva, grande retratista do Cariri.
Em 19 de Dezembro de 2017 a Fundação Casa Grande irá comemorar 25 anos de realização de um trabalho cultural voltado para preservação do patrimônio cultural e formação crianças e jovens. Nesta data, homenageia Rosiane Liamverde, com a exposição A Menina da Casa da Escadinha, ela que com coração de menina, acreditou no sonho de plantar